Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Arqueólogos encontram capital de antigo reino maia no México

No sítio arqueológico, foram encontradas grandes esculturas que narravam mitos particulares da cultura de Sak Tz'i’

Isabela Barreiros Publicado em 12/03/2020, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inscrição maia encontrada pelos arqueólogos
Inscrição maia encontrada pelos arqueólogos

Arqueólogos escavaram a capital do antigo reino maia de Sak Tz'i’, localizado onde hoje se encontra o estado mexicano de Chiapas, no sudeste do país. A primeira escavação foi feita em junho de 2018, mas os especialistas seguem encontrando importantes artefatos da civilização.

O local não foi um grande império e permaneceu às sombras de outras sociedades mais poderosas que estavam ao redor de seu território. No entanto, sua importância está em revelar mais informações sobre a antiga civilização.

O professor de Antropologia Charles Golden e o bioarqueólogo Andrew Scherer da Universidade Brown, nos Estados Unidos, encontraram recentemente dezenas de esculturas e monumentos.

Uma grande inscrição mostra uma serpente aquática mítica, onde é possível ler como "céu brilhante, terra brilhante", além de vários deuses ainda não conhecidos pelos especialistas. Em outras, podemos observar rituais e batalhas. Os mitos quase sempre faziam parte desses desenhos.

"Para ser verdadeiramente bem-sucedida, a pesquisa precisará revelar novos entendimentos dos antigos maias e representar uma colaboração localmente significativa com seus descendentes modernos", disse Golden, que pretende continuar investigando o sítio arqueológico encontrado.