Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram cemitério megalítico e fortaleza de 5 mil anos na Polônia

Foram identificados ainda esqueletos de dois cavalos da Idade do Bronze

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/03/2021, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os esqueletos de cavalos descobertos na Polônia - Divulgação/Jan Bulas
Os esqueletos de cavalos descobertos na Polônia - Divulgação/Jan Bulas

Entre 2019 e 2020, escavações foram realizadas em um sítio rural perto da cidade de Dębiany, na Polônia, após arqueólogos identificarem estruturas subterrâneas por meio de imagens de satélite. As informações são do portal Live Science.

Apenas agora os pesquisadores divulgaram as descobertas feitas no local: eles encontraram uma fortaleza e um cemitério megalítico na região. Segundo os arqueólogos Marcin Przybyła e Jan Bulas, envolvidos no estudo, o monumento foi construído em cima das tumbas sem que se soubesse.

O local escavado / Crédito: Divulgação/Jan Bulas

Foram identificadas sete tumbas neolíticas no local que possuem aproximadamente 5.500 anos, conforme os especialistas. As sepulturas estavam revestidas de pedra, mas não continham vestígios de esqueletos.

Ao portal científico, os arqueólogos afirmaram: "O cemitério megalítico de Dębiany é um dos maiores e mais interessantes locais desse tipo na Europa Central. Ele nos fornece dados extraordinários sobre os costumes funerários da cultura ‘Funnel Beaker’”.

Crédito: Divulgação/Jan Bulas

No entanto, os pesquisadores fizeram outra descoberta impressionante durante as escavações. Eles desenterraram uma tumba que continha os restos mortais de dois cavalos que remontam à Idade do Bronze, há mais ou menos 3.500 anos atrás

Já a fortaleza medieval possivelmente data dos séculos 9 e 10, o que é antes de o primeiro reino da Polônia ser estabelecido. No local, estavam ainda fossos medievais impressionantes.