Notícias » Arqueologia

Arqueólogos encontram curiosa estrada do século 19 em Cuba

Construída em meados de 1847, a rua de paralelepípedos ligava a cidade de Trinidad à uma antiga capela

Pamela Malva Publicado em 12/08/2020, às 17h00

Fotografia de parcela da estrada encontrada em Cuba
Fotografia de parcela da estrada encontrada em Cuba - Divulgação/Oscar Alfonso Sosa

Arqueólogos cubanos ficaram surpresos ao encontrar uma antiga estrada de paralelpípedos em Trinidad. Construída em meados de 1847, a avenida feita de pedras de todos os tamanhos ligava a cidade à uma distante capela cubana.

Liderados por Leonel Delgado Ceballo, os especialistas puderam identificar quase toda a extensão da estrada, bem como suas calçadas de blocos de argila. Além das escavações, os cientistas do Departamento de Arqueologia do Gabinete do Conservador de Trinidad ainda estão investigando o passado da rua centenária.

Formada por centenas de pedras, a avenida pode trazer novas revelações sobre as técnicas de construção usadas no passado. Ainda mais, o achado indica uma forte ligação entre Trinidad e a capela Ermita Nossa Senhora de la Candelaria de La Popa.

Com uma estrutura bastante instável, o marco religioso está localizado ao lado de um hospital militar do século 18. Agora, segundo Leonel Delgado, os cientistas estão fazendo o possível para restaurar a antiga estrada, a fim de transformá-la em um ponto turístico.