Notícias » Arqueologia

Arqueólogos encontram curiosa plataforma em templo na Índia

Descoberta em um assentamento antes ocupado por uma faculdade de Sânscrito, a construção pode datar do século 13

Pamela Malva Publicado em 28/02/2021, às 09h00 - Atualizado às 13h36

Plataforma encontrada na Índia
Plataforma encontrada na Índia - Divulgação/Biswanth Swain

Durante escavações na cidade de Bhubaneswar, na Índia, arqueólogos da ASI identificaram uma incrível plataforma ornamentada. Enterrada sob uma estrada moderna, estima-se que a construção seja datada do século 13. As informações são do Indian Express. 

Tal descoberta, segundo o arqueólogo Arun Malik, foi feita em Sari Deula, um importante assentamento indiano, tido pelos especialistas como um antigo complexo de templos. Acima dela, ainda ficavam a agora demolida faculdade de Sânscrito e o Bindusagar.

Além da plataforma, que é decorada com 15 esculturas e entalhes — identificadas como representações de dançarinas e músicos —, os arqueólogos ainda encontraram molduras quebradas. Acredita-se que tais peças faziam parte da arquitetura do local.

“Ao expor a parte frontal do templo Sari, por onde passa a estrada, encontramos a plataforma", explicou Malik, que é superintendente da ASI. "A camada superior da plataforma que continha esculturas decorativas deve ter sido destruída no processo."

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.