Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram disco solar em altar de 3.500 anos na Turquia

O item, descoberto em um assentamento da Trácia, era usado para observar a lua e os movimentos do sol

Isabela Barreiros Publicado em 28/09/2020, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O disco solar encontrado na Turquia - Divulgação/Agência Anadolu
O disco solar encontrado na Turquia - Divulgação/Agência Anadolu

Uma equipe de arqueólogos encontrou na cidade de Edirne, na Turquia, um impressionante artefato em um altar de pedra localizado em um assentamento da Trácia. Os pesquisadores descobriram que o local que data de pelo menos 3.500 anos atrás contava também com um disco solar.

Segundo Engin Beksac, chefe do departamento de história da arte da Universidade Trakya, envolvido na descoberta, o artefato servia para que os trácios pudessem observar a lua e os movimentos do sol.

“O altar de pedra é um tipo de templo que hospeda rituais e orações realizadas em aniversários e horários específicos", explicou. "Vemos mais exemplos deste tipo de discos solares na Bulgária. Esses sistemas mostram que os templos eram usados ​​em observações astronômicas”, completou.

O pesquisador afirmou ainda que o objeto pode ajudar a entender o conhecimento que as pessoas dessa época tinham em astronomia. Os trácios eram conhecidos por saberem muito sobre o espaço e fontes gregas antigas indicam ainda que eles conheciam objetos celestes muito bem, introduzindo o tema para governantes gregos.