Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram estátua e busto de divindades gregas na Turquia

O busto era a peça que faltava de outro artefato encontrado em 2019; ele data do século 2 a.C. e, segundo pesquisador, “solidificou nosso conhecimento da cidade”

Isabela Barreiros Publicado em 12/01/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descobertas feitas em escavação na Turquia - Divulgação - DHA
Descobertas feitas em escavação na Turquia - Divulgação - DHA

Desde 2006, pesquisadores escavam a cidade de Kibyra, na Turquia. Dessa vez, eles foram responsáveis por encontrar uma estátua e um busto de antigas divindades gregas. A primeira era do deus Asclépio, que representa saúde, e o outro artefato era de Serápis, deus greco-egípcio.

Segundo Şükrü Özüdoğru, líder das escavações, a estátua foi descoberta no Templo de Culto Imperial Kaisarion em Kibyra. “A estátua, que tem 38 centímetros (14,9 polegadas) de altura, foi descoberta em seis peças. Essas peças foram remontadas após um processo completo de limpeza, conservação e consolidação”, disse.

Crédito: Divulgação - DHA

Como eles descobriram que a estátua estava representando tal divindade? O pesquisador explica: “Ficou claro pela figura da serpente enrolada em seu cajado e o ovo que ela segurava que a estátua pertencia a Asclépio. Particularmente, a figura da cobra foi encontrada em quase todas as estátuas que representam o deus da saúde”.

O outro artefato encontrado era a parte que faltava de um busto sem cabeça descoberto no complexo de balneários romanos em 2019. Finalmente, encontrou-se a cabeça do objeto raro. “A cabeça foi reunida com o busto encontrado em 2019, então agora o busto de Serápis está completo. Serápis, entre outras coisas, era o deus egípcio da luz”, afirmou.

Crédito: Divulgação - DHA

Para o professor, “esta última estátua, que foi considerada do século II aC, solidificou nosso conhecimento da cidade”, considerada ainda mais importante.