Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram impressionantes estatuetas de deuses na Turquia

"É emocionante encontrar um artefato que uma pessoa adorou há 4.500 anos”, disse pesquisador envolvido

Isabela Barreiros Publicado em 15/09/2020, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos artefatos encontrados em Cultepe, Turquia - Divulgação/DHA
Alguns dos artefatos encontrados em Cultepe, Turquia - Divulgação/DHA

Uma recente escavação revelou 15 artefatos impressionantes no sítio arqueológico de Cultepe, localizado na Anatólia, na Turquia. Arqueólogos encontraram estatuetas de divindades, tanto deuses como deusas, que eram adorados pelas pessoas que habitavam a região há milhares de anos.

“Encontramos mais 15 ídolos (estatuetas) este ano. As escavações continuam nesta área. A estrutura que escavamos é provavelmente um lugar muito grande e único na Anatólia, com características formais e religiosas”, explicou Fikri Kulakoğlu, líder da escavação em Cultepe, da Universidade de Ankara.

Crédito: Divulgação/DHA

Essa, no entanto, não foi a primeira vez que os pesquisadores descobriram objetos de cunho religioso na região. Em 2017, por exemplo, uma equipe encontrou muitas estatuetas de deuses na sala de um prédio também localizado na Anatólia.

“Os ídolos desenterrados aqui são artefatos que mostram as crenças do povo da Anatólia como os seres que eles adoravam há 4.500 anos. Alguns deles foram retratados sentados no trono e alguns são esquemáticos”, disse Kulakoğlu. “Esses são os artefatos que não são encontrados em nenhum lugar a não ser em Cultepe. É emocionante encontrar um artefato que uma pessoa adorou há 4.500 anos com sua mão”.

Crédito: Divulgação/AA

Segundo o professor, esses novos itens descobertos entrarão no acervo de uma exposição que acontecerá de maneira temporária no Museu Kayseri, em Kayseri, na Turquia.