Notícias » Arqueologia

Arqueólogos encontram máscaras mitológicas impressionantes na Turquia

Os artefatos foram descobertos perto do palco de um antigo teatro de pelo menos 2.200 anos

Isabela Barreiros Publicado em 25/11/2020, às 10h58

Um dos artefatos descobertos na Turquia
Um dos artefatos descobertos na Turquia - Divulgação - AA Photo

Escavações realizadas na província de Muğla, no sudoeste da Turquia, revelaram objetos impressionantes. Liderados pelo professor Bilal Söğüt da Universidade de Pamukkale, os pesquisadores identificaram 10 gravuras rupestres de máscaras mitológicas em um antigo teatro.

A descoberta foi feita mais especificamente no local onde era a antiga cidade de Stratonikeia. Na região, arqueólogos já descobriram itens que datam dos períodos  helenístico, romano, bizantino, otomano e republicano. Agora, eles anunciaram novos artefatos que tem pelo menos 2.200 anos.

"Trabalhamos no antigo teatro há dois anos. Encontramos 33 moldes faciais durante nossas escavações aqui. Hoje, desenterramos mais 10. Esperamos poder encontrar todas as máscaras do teatro em seus próprios lugares e organizar em sua ordem original. Isso será muito agradável para nós”, explicou Söğüt.

Segundo o pesquisador, as máscaras foram encontradas perto do palco de um teatro da cidade. "Quando as pessoas vinham para cá na antiguidade, ficavam impressionadas com o esplendor e a magnificência do teatro antes mesmo de entrar nele. Aos poucos, fomos descobrindo sua riqueza e esplendor. Esse também o valor que os antigos davam à cultura, arte e arquitetura”, afirmou. 

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas. 


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W