Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram piso do Império Romano dentro de buraco na Itália

O estado de conservação das sete lajes do piso, feitas a partir de pedras, impressionou os pesquisadores

Vanessa Centamori Publicado em 06/05/2020, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piso encontrado dentro do buraco em Roma - Divulgação/ Twitter/ Virginia Raggi
Piso encontrado dentro do buraco em Roma - Divulgação/ Twitter/ Virginia Raggi

Na Itália, arqueólogos investigavam um buraco que abriu na Praça Piazza della Rotonda, quando encontraram um antigo piso que data da época do Império Romano. O material é composto por um total de sete lajes feitas de matéria rochosa. 

Obras realizadas na área em 1990 já haviam revelado para pesquisadores a possível presença de alvenaria antiga a cerca de 2,5 metros abaixo da superfície da praça. E de fato eles estavam certos. 

Mais de duas décadas depois, as lajes do piso antigo impressionam pelo seu estado de conservação. "[Elas] emergem intactas, protegidas por uma camada de fino pozolano [um tipo de cimento]", disse Daniela Porro, superintendente especial de Roma em um artigo.

Não é a primeira vez que um buraco abre em Roma. Em janeiro deste ano, o jornal The Local informou que um prédio na cidade teve de ser evacuado e uma rua foi fechada após uma cratera se abrir próxima ao Coliseu.

A estimativa é que anualmente 30 buracos, fenômenos geológicos de subsidência, e outros colapsos similares aconteçam na cidade. Desde 2008, o número anual desses acontecimentos triplicou.

Piso romano encontrado na praça Piazza della Rotonda / Crédito: Divulgação/ Twitter/ Virginia Raggi 

Segundo Porro, o surgimento de mais um buraco em Roma é mais uma prova do porquê dos romanos do período imperial se tornarem hidrólogos especializados em sistemas de canalização e retenção de água como túneis, cisternas, spas, banheiros, canais e aquedutos. 

A Piazza della Rotonda, onde a cratera foi encontrada, fica em frente ao Panteão, um templo dedicado a todos os deuses romanos. O espaço foi alterado no século 2 d.C pelo Imperador Adriano, mesmo período em que o nível da praça foi elevado.