Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Arqueólogos encontram sarcófagos com 4 milhões de aves e 8 milhões de cães mumificados no Egito

Além desses animais, os pesquisadores também se depararam com touros, gatos e até mesmo crocodilos

Isabela Barreiros Publicado em 04/09/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

No antigo cemitério e sítio arqueológico de Sacará, foram encontrados 24 caixões que continham touros mumificados, pesando em torno de 90 toneladas e outros inúmeros animais.

Um dos touros mumuficados / Crédito: Reprodução

No local, encontram-se sarcófagos que datam entre 3 000 a.C. e 950 d.C. A descoberta foi revelada pelo programa Maiores Tesouros do Egito da rede de televisão britânica Channel 5. 

Segundo Bettany Hughes, apresentadora e historiadora, a equipe de arqueólogos usou dinamite para abrir uma das tumbas e o que descobriram foi um touro mumificado maciço e outros animais como cães, gatos, pássaros Íbis e até mesmo crocodilos. "Oito milhões de cães mumificados em uma vala comum e quatro milhões de aves ibis em outra", acrescentou Hughes no programa.

Crédito: Reprodução

Ela também comentou que os touros eram uma parte central da cultura egípcia antiga. Adorados pelos antigos, os animais eram considerados seres sobrenaturais com poderes mágicos.