Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Arqueólogos encontram tumba de Ptah-M-Wai, chefe da tesouraria do faraó Ramsés II

Pesquisadores se depararam com uma impressionante descoberta durante escavações

Redação Publicado em 31/10/2021, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paredes da tumba encontrada - Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, via Facebook
Paredes da tumba encontrada - Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, via Facebook

O Egito anunciou uma impressionante descoberta no último sábado, 30.

[Colocar ALT]
Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, via Facebook

Uma missão arqueológica feita pela Universidade do Cairo durante escavações na Necrópole de Saqqara foi capaz de revelar a entrada do túmulo de Ptah-M-Wai, que atuou como chefe da tesouraria durante o reinado de Ramsés II.

As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do país no Facebook e repercutidas pelo Egypt Today.

Com a impressionante descoberta, os pesquisadores se depararam com um salão cujas paredes foram marcadas por pinturas que apresentam Ptah-M-Wai, além de cenas procissões e oferendas.

Além disso, também foi possível identificar blocos e colunas osirianas, algumas ainda na posição deixada originalmente, assim sobrevivendo ao tempo.

Em comunicado divulgado, Mostafa Waziry, que atua como secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, ressalta a importância da descoberta e a figura de Ptah-M-Wai na antiga civilização.

 Foi importante descobrir este cemitério pelas posições ocupadas por seu dono: escritor real, chefe da tesouraria e supervisor chefe de gado, responsável pelas oferendas divinas no templo de Ramsés II".

Vale ressaltar que o local onde a tumba fora descoberta também conta com outros locais de descanso de nomes importantes do Novo Reino.

Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, via Facebook

A professora Ala al-Ajazi, chefe da expedição, acrescenta que o cemitério remonta ao estilo desta localização, o chamado cemitério-templo, onde consiste em uma entrada em monumento seguido de um pátio ou mais pátios”, diz o comunicado divulgado.