Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram vestígios de moinho do século 17 em Châtenois, na França.

As escavações tiveram início no dia 10 de outubro

Giovanna Gomes Publicado em 28/10/2020, às 08h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As escavações tiveram início no dia 10 - Reprodução/Inrap
As escavações tiveram início no dia 10 - Reprodução/Inrap

Um equipe de arqueólogos está estudando um moinho datado do século XVII, cujas ruínas foram encontradas na cidade de Châtenois, na França. As escavações tiveram início no dia 10 de outubro e estão sob o comando do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap).

O moinho possui duas rodas e era utilizado na produção de farinha. Algumas paredes ainda se encontram preservadas, em particular no local da passagem do eixo das rodas, em conexão com a máquina do moinho. Além disso, diferentes níveis de alvenaria e pisos foram identificados.

Uma das paredes desenterradas pode ter pertencido a uma construção ainda mais antiga. É possível que tenha pertencido a um moinho do século XV que existiu na região. No entanto, ainda não há evidências que confirmem a hipótese.

Também uma serraria foi encontrada no local, sendo que os arqueólogos afirmam que, no século XIX, parte do moinho deu lugar à serraria. Eles encontram a organização técnica e a localização das máquinas, incluindo uma bancada de mais de trinta metros que servia para cortar longos troncos de árvores.