Notícias » Arqueologia

Arqueólogos fazem descobertas impressionantes que datam da Idade Média na Estônia

Durante uma obra, os pesquisadores encontraram estruturas de casas e artefatos antigos

Isabela Barreiros Publicado em 04/01/2021, às 13h29

Escavações realizadas em Tartu, Estônia
Escavações realizadas em Tartu, Estônia - Divulgação - ERR

Obras feitas no centro da cidade de Tartu, na Estônia, revelaram descobertas antigas e impressionantes. Os arqueólogos descobriram paredes e estruturas de casas, além de artefatos notórios, que datam principalmente da Idade Média, mas também do começo da Idade Moderna.

Com a remoção do asfalto no local, os pesquisadores foram capazes de identificar paredes de residências medievais. "Basicamente, quando Tartu foi destruída na Grande Guerra do Norte, as paredes permaneceram. Por assim dizer, abrimos uma cápsula do tempo moderna, todo o bairro permaneceu exatamente o mesmo que era em 1708 quando foi destruído", explicou Rivo Bernotas, arqueólogo envolvido no projeto.

O especialista disse ainda que fornos de hipocausto foram encontrados, “que eram um sistema de aquecimento medieval”. “Encontramos resíduos de outros fornos, todos os utensílios domésticos possíveis”, disse.

Outro item interessante encontrado foi um símbolo comemorativo que remonta à 1545, provavelmente fazendo referência a uma cerimônia religiosa realizada na região. As escavações também revelaram esqueletos de animais, principalmente de peixes, o que pode ajudar os pesquisadores a entenderem mais sobre a dieta local no passado.

“É sempre uma sensação ótima e emocionante contribuir para outra peça do quebra-cabeça histórico. Não acontece todos os dias que você começa a estudar vários milhares de metros quadrados da área de reserva do patrimônio da cidade velha”, afirmou Bernotas.

Sobre a arqueologia 

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.