Notícias » Arqueologia

Arqueólogos identificam impressionante casa senhorial romana na Inglaterra

Para especialista, a descoberta pode ser "a primeira desse tipo" na região, pois seu layout “nunca foi visto na Grã-Bretanha"

Isabela Barreiros, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 14/04/2021, às 15h00

Casa romana descoberta em Scarborough
Casa romana descoberta em Scarborough - Divulgação/Historic England

Na região de Scarborough, em North Yorkshire, Inglaterra, uma descoberta impressionante foi feita, como informou a BBC News. Pesquisadores encontraram, em um canteiro de obras, uma construção que nomearam de ‘casa senhorial’ romana.

Ao longo das escavações, foi identificado um grande complexo de edifícios. Entre eles estavam uma casa de banhos, uma sala central com vários quartos e restos mortais humanos. As estruturas foram encontradas totalmente ao acaso durante a construção de um conjunto habitacional.

De acordo com o inspetor de monumentos antigos, Keith Emerick, a descoberta é potencialmente "a primeira desse tipo" já desenterrada na região. Ele disse que a situação foi "mais do que jamais sonhamos descobrir".

“Falamos com vários acadêmicos romanos importantes sobre isso e todos estamos tentando encontrar um lugar comparável e estamos tendo dificuldades”, explicou. "Então, nesse sentido, é realmente significativo. É muito emocionante também".

Fotografia das construções encontradas no canteiro de obras / Crédito: Divulgação/Historic England

 

O especialista afirmou que o tipo de layout encontrado na região "nunca foi visto na Grã-Bretanha". Dessa forma, o pesquisador acredita que esta seja a primeira descoberta desse tipo "em todo o Antigo Império Romano".

Ainda segundo Emerick, acredita-se que a construção em questão tenha pertencido a uma pessoa de alta classe do Império Romano, principalmente devido ao seu tamanho. No entanto, ainda não se sabe exatamente para que ela servia. 

"Uma das descrições que tínhamos era que é algo como um edifício religioso que é quase como um clube de cavalheiros, há uma casa de banho também. Portanto, é um híbrido muito interessante em construção no momento”, finalizou.