Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hulagu Khan

Arqueólogos podem ter encontrado palácio de Hulagu Khan na Turquia

Hulagu Khan era neto de Genghis Khan, fundador do Império Mongol

Redação Publicado em 25/07/2022, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Hulagu Khan, neto do primeiro imperador mongol Genghis Khan - Foto por Rashid-al-Din Hamadani pelo Wikimedia Commons
Retrato de Hulagu Khan, neto do primeiro imperador mongol Genghis Khan - Foto por Rashid-al-Din Hamadani pelo Wikimedia Commons

O Império Mongol foi o maior império em terras contíguas — que são unidas física e geograficamente — da história e o segundo maior em área total — perdendo apenas para o Império Britânico —, tendo sido fundado em 1209 pelo imperador Genghis Khan. Dessa forma, em decorrência da sua grande extensão territorial, o império acabou sendo dividido em Estados, que respondiam diretamente ao imperador mongol.

Assim, sabe-se que dentre os descendentes de Genghis Khan, existiu o chamado Hulagu Khan — neto do fundador do Império Mongol —, e que ele foi responsável também pela fundação do Estado do Ilkanato, em 1256. No entanto, desde sua dissolução em 1335, o palácio de Hulagu Khan nunca foi definitivamente descoberto, mesmo com as menções em antigos registros históricos.

Genghis Khan, primeiro imperador do Império Mongol
Genghis Khan, primeiro imperador do Império Mongol / Foto por National Palace Museum pelo Wikimedia Commons

Porém, uma equipe de arqueólogos acredita ter descoberto, recentemente, os restos de um palácio construído por Hulagu Khan na província turca de Van, localizada na fronteira entre a atual Turquia e o Irã. Entretanto, apesar de a descoberta empolgar os pesquisadores, ainda são necessárias mais informações para que se possa confirmar do que realmente se trata o palácio.

Se este é o palácio de Hulagu descrito pelo Kirakos de Ganja [historiador armênio do século 13] ainda não se sabe. Eu certamente não descartaria a hipótese, mas estou esperando ansiosamente por mais informações", disse Michael Hope, presidente de Estudos Asiáticos da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, em e-mail ao site Live Science.

Descoberta

Os arqueólogos que buscam o que acreditam ser o palácio de Hulagu Khan continuam as escavações, mesmo em meio a diversos saqueadores de relíquias. Apesar dos saques, na região foram encontrados restos remanescentes de telhas esmaltadas, tijolos, cerâmicas vitrificadas de três cores e porcelanatos, como informado pela Revista Galileu.

Munkhtulga Rinchinkhorol, um dos membros da equipe de escavação, conta que algumas das telhas descobertas possuem símbolos que parecem com a letra 'S', que representavam o poder dos Khans mongóis. Essas pistas são as que fazem os pesquisadores acreditarem que o local pode ter pertencido a Hulagu Khan, quando relacionados aos escritos de Kirakos de Ganja.

Hulagu Khan, antigo imperador mongol e neto de Genghis Khan
Hulagu Khan, antigo imperador mongol e neto de Genghis Khan / Foto por Rashid-al-Din Hamadani pelo Wikimedia Commons


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.