Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos revelam valioso tesouro encontrado em sepultura do século 5

Na República Tcheca, escavações revelaram inúmeras tumbas, esqueletos e artefatos notáveis

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos artefatos do tesouro - Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK
Um dos artefatos do tesouro - Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK

Arqueólogos estão escavando um terreno no vilarejo de Sendražice, na República Tcheca, desde 2019. Ao longo desse período, eles fizeram descobertas impressionantes: restos mortais, uma tumba e um tesouro valioso. Agora, as informações foram divulgadas ao público, noticiadas pelo portal Heritage Daily.

Foram descobertos esqueletos de seis pessoas, que morreram entre 16 e 55 anos, em sepulturas não intactas, sendo danificadas por pessoas no passado. Ainda assim, uma das tumbas revelou um tesouro notável que remonta ao século 5 d.C., durante o Império Romano Ocidental.

Crédito: Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK

Os pesquisadores do Museu da Boêmia Oriental em Hradec Králové informaram que o enterro pertencia a uma mulher que morreu entre os seus 35 e 50 anos de idade. Seu esqueleto estava envolto de artefatos funerários valiosos.

Eram eles: uma faca de ferro, quatro fechos de ouro e prata com pedras semipreciosas, um pente de osso, contas de vidro, um vaso de cerâmica, tecido de couro, cascas de ovo e um toucado incrustado com ouro. 

No entanto, não foi apenas essa tumba que revelou itens notáveis. Em outros enterros, os arqueólogos descobriram ainda pentes de chifre, uma espada, facas, contas de vidro e âmbar, fragmentos de metal usados em cinto, ferragens para sapatos e entre outros objetos.