Notícias » Estados Unidos

Artefatos de guerra do século 19 são descobertos em Nova York

O confronto diz respeito a uma investida dos ingleses sobre o território independente dos Estados Unidos

Caio Tortamano Publicado em 10/09/2020, às 07h00

Pedaços de conchas e balas de mosquetes encontrados na ilha Horse
Pedaços de conchas e balas de mosquetes encontrados na ilha Horse - Divulgação - Sackets Harbor Battlefield State Historic Site

Pesquisadores da Universidade de Binghamton estão pesquisando mais sobre o que teria acontecido em uma batalha de estadunidenses contra ingleses na ilha Horse, em Nova York, no ano de 1813. Para isso, analisaram a extensão da ilha e encontraram itens fascinantes que podem contar mais sobre esse episódio.

Entre eles estão fragmentos de conchas, balas e uma placa lateral de mosquetes além de botões de uniformes militares. O arqueólogo de campos de batalhas, Brian Grills, afirmou que sua equipe está “usando essas evidências para ajudar a juntar as peças da história que vão além do que dizem os documentos primários”.

Placa de mosquete e botões militares / Crédito: Divulgação - Sackets Harbor Battlefield State Historic Site

 

A Guerra de 1812 foi uma investida inglesa depois dos Estados Unidos terem declarado sua independência, que acabou resultando na derrota dos britânicos, que recuaram para o Canadá. A ilha Horse é notável nesse conflito, pois era onde os invasores desembarcavam de seus barcos.

Apesar do nome sugestivo, a data do confronto principal foi em 1813, na segunda Batalha de Sackets Harbor, e tomou a pequena ilha por completo. Grills e sua equipe vão frequentar o local por um bom tempo, a fim de encontrar mais evidências sobre a guerra.