Notícias » Arqueologia

Artefatos do século 19 são encontrados durante demolição na Nova Zelândia

“Um achado muito legal para nós", revelou a arqueóloga, Megan Lawrence, que liderou a missão na cidade de Invercargill

Alana Sousa Publicado em 19/07/2020, às 12h15

Dois membros da equipe com algumas garrafas de refrigerante achadas na demolição
Dois membros da equipe com algumas garrafas de refrigerante achadas na demolição - Divulgação/Evan Harding

Durante uma demolição na cidade de Invercargill, na Nova Zelândia diversos artefatos do século 19 foram encontrados em ótimas condições. Entre as peças os arqueólogos desenterraram um cachimbo de tabaco na forma de um macaco, pires ornamentados, garrafas de refrigerante, sapatos de couro e, ainda, antigos tijolos e placas.

Megan Lawrence, arqueóloga da New Zealand Heritage Properties, liderava uma equipe de especialistas que acompanhavam uma demolição para abrir espaço para uma nova construção quando os raros objetos apareceram no solo. Rapidamente, registraram tudo em fotos e encaminharam para futuras análises.

Megan com o cachimbo / Crédito: Divulgação/Evan Harding

 

“Acreditamos que esteja associado a quando o New South Wales Bank esteve naquela propriedade entre 1860 e 1875”, afirma Lawrence. A pesquisadora revelou que até o momento 500 sacos plásticos já foram removidos, todos eles repletos de relíquias da região.

De todos os itens recuperados o cachimbo é o favorito de Megan. O artefato é peculiar: ornamentado em forma de um macaco usando um acessório na cabeça. “Achamos que isso pode estar associado a um gerente de banco rico ou algo assim, você nunca sabe”, opina ela.