Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Artefatos raros são encontrados em escavações feitas em mesquita no Irã

Um frasco de perfume de vidro e uma tigela de cerâmica foram os objetos mais importantes dessa descoberta

Isabela Barreiros Publicado em 17/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os artefatos encontrados - Tehran Times
Os artefatos encontrados - Tehran Times

Em escavações realizadas na mesquita Mesquita Safi, ou ainda Mesquita Sefid e Shahidiyeh, na cidade de Rasht, no norte do Irã, pesquisadores encontraram diversos artefatos que podem demonstrar como era a vida no início da era islâmica.

O vice-chefe de turismo da província de Gilan, Vali Jahani, afirmou que "de acordo com a evidência atual, esses objetos históricos descobertos na mesquita de Safi pertencem aos períodos Ilkanind e Timurid".

A descoberta inclui artefatos como um frasco de perfume de vidro e uma tigela de cerâmica artesanal, além de inúmeras outras peças também feitas de vidro. Acredita-se que eles tenham sido encontrados sob túmulos do início da era islâmica.

“Como os objetos descobertos serão muito úteis na datação da cidade de Rasht, os fragmentos desses trabalhos serão enviados a laboratórios avançados do país para obter a antiguidade absoluta dos objetos, e a datação será realizada por aproximação termoluminescente”, explicou Jahani.