Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinamarca

Artista que faria exposição com quadro repleto de notas de euro leva dinheiro e deixa obra em branco

O caso aconteceu em um museu de arte moderna da Dinamarca; entenda

Penélope Coelho Publicado em 01/10/2021, às 12h44 - Atualizado às 12h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro exposto em branco - Divulgação/ NPR/ Niels Fabaek/ Museu de arte moderna Kunsten
Quadro exposto em branco - Divulgação/ NPR/ Niels Fabaek/ Museu de arte moderna Kunsten

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas na última quarta-feira, 29, o museu Kunsten de Aalborg, localizado no oeste da Dinamarca, se tornou palco para um caso no mínimo curioso.

Segundo revelado na publicação, o local exibiria um quadro do artista dinamarquês Jens Haaning. Tratava-se de uma obra com diversas notas de dinheiro penduradas, em valor estimado em 70 mil euros.

Contudo, de última hora o artista decidiu ficar com a quantia que seria colocada nos quadros, sendo assim, ele expôs somente obras em branco, em uma mostra que ele intitulou como ‘Pegue o dinheiro e saia’.

De acordo com a reportagem, o valor havia sido emprestado pelo próprio museu, já que o artista tinha o objetivo de reconstruir uma antiga obra que exibia um ano de salário na Dinamarca e Áustria.

Dois dias antes do início da exposição, os responsáveis pelo museu receberam os quadros enviados por Haaning e notaram que ele não seguiu o combinado, já que os quadros estavam em branco. Mesmo sem nada, o local decidiu expor as obras, como revelou o diretor do museu, Lasse Andersson, em entrevista à AFP:

"Oferece uma visão humorística e nos convida a refletir sobre como o trabalho é valorizado atualmente", justificou. 

Apesar de levarem o caso com leveza, o diretor informou que está “tomando todas as medidas necessárias para que Jens Haaning respeite seu contrato e devolva o dinheiro”.