Notícias » Monarquia

Artista reconstitui a cabeça decapitada de Mary Stuart, rainha da Escócia

A imagem, que foi feita a partir da máscara mortuária da monarca, faz parte de um projeto de fotografia histórica do irlandês Matt Loughrey

Vanessa Centamori Publicado em 22/05/2020, às 12h10

Mary Stuart, rainha dos escoceses (
Mary Stuart, rainha dos escoceses ( - Domínio Público

Depois de reconstituir o rosto do rei Henrique VII, da Inglaterra, o artista irlandês Matt Loughrey adicionou às suas obras de fotografia histórica uma incrível reconstrução da cabeça decapitada da Rainha Mary Stuart, da Escócia.

O trabalho, como de costume, foi feito a partir de uma máscara mortuária, que dessa vez pertenceu à famosa monarca. Em 1586, Mary foi acusada de conspirar para assassinar sua prima, Elizabeth I. A rainha acabou sendo decapitada no ano seguinte, no Castelo Fotheringhay.

Reconstituição da cabeça de Mary Stuart / Crédito: Divulgação / Matt Loughrey 

 

Em entrevista ao jornal Mail Online, Loughrey afirmou que ele considera vital a importância da fotografia "em um mundo onde a imagem que viemos a aceitar como padrão está se tornando obsoleta visto o avanço da tecnologia". Segundo o artista, sua reconstituição de Mary Stuart é exemplo dessa relevância e o "quão para trás [no passado] nós podemos ir". 

Mary era filha única de Jaime V, da Escócia, sobrinho de Henrique VIII. Curiosamente, ela começou a ocupar o trono da Inglaterra quando tinha apenas seis dias de idade, logo após a morte de seu pai, o rei James V da Escócia.