Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Império Romano

Artista recria os rostos de 54 imperadores romanos

Em um projeto ambicioso, o canadense Daniel Voshart criou representações de como os governantes seriam há 2 mil anos

Pamela Malva Publicado em 24/08/2020, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os rostos de Augusto e Maximinus Thrax, respectivamente - Divulgação/Daniel Voshart
Os rostos de Augusto e Maximinus Thrax, respectivamente - Divulgação/Daniel Voshart

Durante a quarentena, o artista Daniel Voshart decidiu começar um novo projeto, já que não podia sair de casa. Morando em Toronto, no Canadá, ele observou diversos bustos de imperadores romanos e percebeu que poderia deixá-los ainda mais realistas.

Utilizando uma tecnologia de ponta, então, Daniel transformou as estátuas de 54 antigos governantes em retratos fotorealistas. Em entrevista ao The Verge, ele contou sobre o “projeto de quarentena que saiu um pouco do controle”.

“Eu transformei, ou restaurei, 800 imagens de bustos”, explicou o artista. Além das esculturas, ele ainda contou com moedas, pinturas e documentos escritos da época, que traduziram, em palavras, os rostos dos imperadores.

O pôster criado por Daniel, com os rostos de 54 imperadores romanos / Crédito: Divulgação/Daniel Voshart 

A combinação de uma pesquisa minuciosa e das fontes certas fez com que Daniel criasse uma aparência bastante próxima da real. Cada imagem, segundo o artista explicou, demorou um dia inteiro para ser projetada.

No final, Daniel imprimiu 300 pôsteres com as fotos — quantidade que ele esperava vender durante um ano. Ao contrário do que ele pensava, no entanto, a demanda pela obra foi tamanha, que todos os exemplares esgotaram em apenas três semanas.

Muito mais interessado pela cultura romana, o artista canadense agora planeja viajar até a Roma. Ainda mais, ele está consultando diversos professores de história para fazer alguns acertos em sua obra, como no tom de pele dos imperadores.