Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holanda

O rosto de 10 figuras históricas através da inteligência artificial

De Elizabeth I a Mozart: artista usa tecnologia para recriar traços de personagens famosos

Penélope Coelho / Atualizado por Alana Sousa Publicado em 17/07/2020, às 12h25 - Atualizado em 09/07/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recriação digital do rosto de Elizabeth I - Divulgação / Instagram /@ganbrood
Recriação digital do rosto de Elizabeth I - Divulgação / Instagram /@ganbrood

No início de julho, um artista de Amsterdã chamado Bas Uterwijk, iniciou um projeto inovador fazendo a junção da tecnologia com a arte. Para conseguir reproduzir imagens de figuras históricas de maneira realista, Uterwijk, utiliza a Inteligência Artificial. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Através de um programa chamado Artbreeder, o artista faz reconstruções de fotografias de figuras marcantes para a história e até mesmo de pinturas antigas. O homem explicou ao Daily Mail, como que esse software identifica características faciais e reproduz com a qualidade de fotografia.

“Tento orientar o software para um resultado confiável. Penso no meu trabalho mais como interpretações artísticas do que cientificamente ou historicamente precisas”, afirmou Bas.

Até o momento, o artista já reproduziu mais de 50 imagens, incluindo Vincent Van Gogh, Elizabeth I, Napoleão Bonaparte, Billy the Kid, George Washington e muito mais.  As inúmeras fotografias estão fazendo sucesso na rede social de Uterwijk. Vem conferir algumas delas:

Rainha Elizabeth I

George Washington

Napoleão Bonaparte

Pistoleiro Billy the Kid

Mona Lisa (1503) Pintura de Leonardo da Vinci

Moça com o Brinco de Pérola (1665) Pitura de Johannes Vermeer 

Imperador Calígula

Rainha Tiye

Wolfgang Amadeus Mozart

Alexandre, o Grande