Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Artistas plásticos doam obras para criar brigadas anti-incêndio no Pantanal

Projeto pretende arrecadar 2 milhões de reais para garantir que a devastação causada pelas queimadas de 2020 não se repita

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/05/2021, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das obras que foi doada para o projeto - Divulgação / João Farkas
Uma das obras que foi doada para o projeto - Divulgação / João Farkas

Na última segunda-feira, 17, o site do Festival Internacional de Arte de São Paulo colocou à venda 45 obras de arte com o objetivo de arrecadar fundos para o projeto Artistas Pelo Pantanal, que pretende ajudar a criar 14 brigadas anti-incêndio para atuarem na região.

A iniciativa foi desenvolvida tendo em mente a proporção devastadora que as queimadas tomaram em 2020. Os focos de incêndio afetaram um total de 4 milhões de hectares, o que é equivalente a 26% do bioma brasileiro. 

O projeto mobilizou 42 artistas plásticos que estavam dispostos a doarem suas obras para a causa, além de galerias e compradores, tendo como meta final embolsar 2 milhões de reais. Esses recursos serão então redirecionados para a instituição sem fins lucrativos SOS Pantanal e investidos na compra de equipamentos e formação e manutenção de brigadas voluntárias anti-incêndio.

Uma das obras que foi doada / Crédito: Divulgação/ Araquém Alcântara

Vale dizer que o esforço foi pensado não apenas para formar as brigadas anti-incêndio, mas também fazer sua manutenção ao longo de três anos. 

“Vamos profissionalizar e equipar essas brigadas por meio de um programa que dará suporte por meio de planejamento e treinamento na prevenção e no combate ao fogo”, afirmou Leonardo Gomes, que é o diretor de Relações Institucionais do Instituto SOS Pantanal. 

Essas equipes serão ainda colocadas em pontos estratégicos do Pantanal, que segundo o membro da instituição possuem um risco maior de se tornarem focos de queimadas futuras. 

Os 42 artistas visuais que doaram as 45 obras são: 

Adriana Varejão, Afonso Tostes, Alex Cerveny, Alexandre da Cunha, Ana Maria Tavares, Antônio Malta Campos, Araquém Alcântara, Artur Lescher, Caio Reisewitz, Carlito Carvalhosa, Dalton Paula, Daniel Senise, Di Cavalcanti, Elisa Bracher, Erika Verzutti, Ernesto Neto, Fabrício Lopez, Felipe Cohen, Gerben Mulder, Guga Szabzon, Jac Leirner, João Farkas, José Bento, Laura Lima, Leda Catunda, Luciano Candisani, Luiz Zerbini, Márcia Xavier, MarciusGalan, Maria Klabin, Marina Saleme, Nuno Ramos, Paloma Bosquê, Paulo Bruscky, Paulo Monteiro, Regina Silveira, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Andrade, Santídio Pereira, Sérgio Sister, Vik Muniz e Yuli Yamagata.