Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

As primeiras aves a serem domesticadas, segundo estudo

Evidências apontam para a ocorrência de criação de um animal específico há 7 mil anos

Redação Publicado em 08/03/2022, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Alexas_Fotos
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Alexas_Fotos

Um estudo recente publicado na revista científica Proceedings of the National Academy descobriu evidências que apontam para a ocorrência de criação de gansos 7 mil anos atrás. 

As conclusões foram alcançadas através da análise de 232 ossos que foram encontrados na cidade chinesa de Yuyao, de acordo com informações repercutidas pelo Phys.org.

As aves estiveram vivas durante a Idade da Pedra, conforme determinado pela datação em radiocarbono, e teriam sido domesticadas por um grupo de caçadores-coletores. 

Fotografia de alguns dos ossos analisados / Crédito: Divulgação/ Masaki Eda/ PNAS

Todos os gansos que tiveram seus esqueletos analisados possuíam aproximadamente o mesmo tamanho, um indicativo de criação em cativeiro.

Outro sinal de que teria ocorrido uma domesticação dos gansos dali é que todos possuíam uma composição óssea semelhante, mostrando que haviam comido e bebido dos mesmos lugares. 

As provas reunidas pela pesquisa fazem uma contribuição relevante à linha do tempo da domesticação de pássaros. Até então, as galinhas eram vistas como candidatas mais plausíveis a primeiras aves domesticadas.