Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

'Aspecto abatido': Televisão estatal comenta saúde de Kim Jong-un

Em entrevista ao canal KCTV, um cidadão não identificado afirmou estar 'arrasado' com a nova imagem do líder norte-coreano

Pamela Malva Publicado em 28/06/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Kim Jong-un em evento oficial - Getty Images
Fotografia de Kim Jong-un em evento oficial - Getty Images

Em uma situação bastante incomum na Coreia do Norte, uma televisão estatal do país reproduziu a opinião de um cidadão sobre o líder Kim Jong-un. Acontece que, além de se tratar da vida pessoal do político, a fonte ainda afirmou que ele estaria “abatido”.

Segundo o UOL, o canal KCTV compartilhou, na semana passada, uma entrevista com um morador da capital, cuja identidade não foi revelada. Ao veículo, o homem afirmou que todos no país estão "arrasados" com o "estado abatido" do líder norte-coreano.

"Ver nosso respeitado secretário-geral com um aspecto abatido é o que mais parte o coração do nosso povo", teria comentado o cidadão. Isso porque imagens divulgadas pela agência oficial de notícias de Pyongyang revelaram um Kim Jong-un magro, ainda que o líder tenha sofrido com obesidade durante anos.

Por mais que, na Coreia do Norte, seja proibido comentar sobre a saúde e a vida pessoal de Kim Jong-un, analistas sugerem que o comentário divulgado pela televisão apenas demonstra como as autoridades do país querem usar a mudança de peso do líder para reforçar sua lealdade ao regime norte-coreano, segundo o UOL.

A ideia, para analistas, é construir a imagem de um líder "dedicado e trabalhador", a fim de glorificá-lo. "A mensagem que Pyongyang envia é que Kim é um líder que trabalha muito duro por seu povo, a ponto de pular refeições e perder peso", analisou Ahn Chan-il, um desertor que tornou-se pesquisador, em entrevista à agência AFP.