Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Assentamento pré-histórico é descoberto na Escócia

“O local é alto e você tem uma vista fantástica sobre a baía. Dá para imaginar por que as pessoas queriam se estabelecer lá.”, comentou uma especialista

Ingredi Brunato Publicado em 26/11/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do local das escavações - Divulgação/ Cameron Archaeology
Fotografia do local das escavações - Divulgação/ Cameron Archaeology

Em uma região costeira do condado de Aberdeen, na Escócia, foram descobertos vestígios de um extenso assentamento Pré-História. As ruínas foram reveladas durante as escavações iniciais em um local onde irá ser construído um conjunto habitacional. Até o momento, foram identificadas 23 estruturas de relativo grau de complexidade, além de algumas ferramentas de cerâmica e sílex.  

“O local é mais alto e você tem uma vista fantástica sobre a baía. É um ótimo local e dá para imaginar por que as pessoas queriam se estabelecer lá”, comentou a pesquisadora Ali Cameron, da organização Cameron Archaeology, que tem feito pesquisa no local há três anos, em entrevista ao o portal britânico Current Archaeology. 

As análises iniciais determinaram que o assentamento teria sido ocupado durante o período de 800 a.C e 400 a.C (podendo ter sido, portanto, tanto na Idade da Pedra quando na do Ferro), porém os especialistas ainda irão realizar a datação por radiocarbono para descobrir a data mais precisa. 

Outro passo da pesquisa será também descobrir qual a função do assentamento, se doméstica ou comercial, por exemplo. “Pode ser que este seja mais um local industrial. Existem tantos edifícios em uma área enorme”, opinou Ali, embora acrescentando que ainda havia muito trabalho a ser feito no local. 

Sobre a Pré-História 

A Pré-História cobre o período anterior à invenção da escrita, e por conta disso, uma parte da civilização humana que não foi registrada pelas pessoas da época. Ela é dividida entre Idade da Pedra, Idade do Ferro e Idade do Bronze. 

O trabalho dos arqueologistas é tentar entender a cultura e modo de viver desses humanos sem linguagem escrita. O período pré-histórico abrange tanto a fase de caçador e coletor do Homo sapiens quanto suas primeiras organizações em sociedade complexas.