Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Assistente revela como foram os últimos anos de Freddie Mercury

Em entrevista, Peter Freestone deu detalhes sobre os momentos finais de um dos maiores nomes da música, morto há 28 anos

Fabio Previdelli Publicado em 25/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury durante concerto do Queen - Getty Images
Freddie Mercury durante concerto do Queen - Getty Images

Peter Freestone foi assistente de Freddie Mercury por doze anos. Ele viu o líder do Queen chegar ao auge de seu sucesso como artista, mas também acompanhou o artista em sua luta para escolher os sinais da devastadora doença que o vitimou.

"Quando comecei a trabalhar como seu assistente, ele costumava sair todas as noites, porque a vida é para viver, você sabe. Você nunca sabe quando isso vai acabar", disse Freestone para a jornalista da BBC Lucy Williamson. "Lembro quando ele me contou, em 1987. Ele disse que tinha aids e que isso era tudo: 'Não vamos falar sobre isso novamente'."

O assistente revelou que Freddie queria que as pessoas ouvissem suas músicas sem imaginar que ele estava passando por um momento difícil ao conviver com uma doença incurável. "Esta é uma das razões do porque ele guardou para si mesmo. Nem mesmo sua família sabia dos detalhes até o último ano de sua vida. A banda sabia, eu acho, desde 1990".

"Se olharmos para trás, lembraremos que a doença nem tinha nome antes de 1984. Quando ele soube que estava doente, apenas um de seus amigos mais próximos havia morrido de aids."

Freddie Mercury em turnê com o Queen em 1982 / Crédito: Getty Images

Bissexual assumido, Mercury viveu em um período em que o HIV começou a se espalhar  em Londres. Naquela época, sabia-se muito pouco sobre o vírus e, como consequência, o tratamento era oferecido muito tarde, fazendo com que, muitas vezes, fosse ineficaz.

Freestone diz que os familiares e amigos de Freddie só souberam da verdade quando o sistema imunológico do artista já apresentava sinais de colapso.

Mercury se trata em casa

Nos meses finais de sua vida, o cantor colocou um cateter venenoso central, no qual era medicado três vezes ao dia. "Em vez de ir ao hospital, Joe Fanelli [cozinheiro da casa] e eu aprendemos a dar-lhe os medicamentos. Nós também nos tornamos seus enfermeiros."

O assistente revela que o músico nunca ficou deprimido por causa da sua condição. "Era um fato para ele. Não fazia sentido perder tempo tentando descobrir como ele se contagiou, onde ou quando."

Em outubro de 1989, Freestone recebeu o conselho da equipe médica para se preparar diante de uma eventual morte do cantor até o natal daquele ano. No entanto, Freddie lutou contra a doença por mais dois anos.

Freddie Mercury se apresenta no palco do Rosemont Horizon, Rosemont, Illinois, 19 de setembro de 1980 / Crédito: Getty Images

No seu último anos de vida "ele não mostrava mais a energia que costumava ter". Seu estado o deixou debilitado, mas isso não o impediu de continuar fazendo o que amava. "Ele conseguiu gravar quatro faixas completas para a banda. Ele queria deixar o máximo de músicas possível, com as quais poderia trabalhar depois que se aposentasse", explica Peter.

Seu último pronunciamento

Peter conta que algumas horas antes de morrer, Freddie decidiu que faria uma declaração pública para confirmar sua doença. “Tudo bem, todo o planeta já suspeitava, mas pouquíssimas pessoas sabiam com certeza que ele tinha aids".

O vocalista sabia que quando morresse, sua doença se tornaria pública. "A última coisa que ele queria é que pensassem: 'Freddie Mercury morreu com um segredo obscuro e sujo'. Então, ele pensou que desta forma poderia ajudar outras pessoas, reconhecendo publicamente que ele tinha aids, que era algo que poderia afetar qualquer pessoa no mundo”.

Freestone releva que Mercury escreveu a declaração apenas 48 horas antes de sua morte. "Ele não sabia, ninguém poderia saber, que ele morreria no domingo".

"Na sexta-feira, ele teve compostura suficiente para conversar com Jim Beach, o empresário do Queen, por quatro ou cinco horas para concordar com o vocabulário que usaria nesses dois ou três pequenos parágrafos. Ele queria que eles fossem exatamente perfeitos."

Freddie Mercury se apresentando ao vivo no Reino Unido / Crédito: Getty Images

Confira o pronunciamento de Freddy Mercury feito em novembro de 1991:

"A partir das enormes conjecturas que têm aparecido na imprensa ao longo das últimas duas semanas, gostaria de confirmar que eu sou HIV positivo e tenho aids. Creio que tenha sido correto não publicar esta informação até agora para proteger a privacidade das pessoas ao meu redor. No entanto, chegou a hora de meus amigos e fãs de todo o mundo saberem a verdade. Espero que todos se unam a meus médicos e todos os outros no mundo que lutam contra esta doença terrível. Minha privacidade foi sempre algo especial para mim e eu sou famoso por dar poucas entrevistas. Por favor, entendam que continuará sendo assim".

Os últimos momentos de Mercury

Peter explica que durante a última semana de vida do artista, sempre houve alguém com ele 24 horas por dia, e que três pessoas revezaram para passar a noite cuidando do cantor. A sexta-feira foi a vez de Peter. "Ele estava deitado e eu sentei ao lado dele e segurei sua mão."

Freddie Mercury durante apresentação na Holanda / Crédito: Getty Images

"Ele dormia e acordava, de novo e de novo. Eu apenas segurava sua mão para que ele soubesse que havia alguém o acompanhando, que ele não estava sozinho", disse."Uma das últimas coisas que ele me disse, e é uma daquelas coisas que eu lembrarei para o resto da minha vida, foi 'obrigado'. Eu não sei se ele disse obrigado por estar com ele naquela noite ou pelos 12 anos anteriores".


Saiba mais sobre a vida e trajetória de Freddie Mercury por meio das obras a seguir:

1. Freddie Mercury: A biografia definitiva - https://amzn.to/33UghvO

2. Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez - https://amzn.to/31BQQxr

3. Bohemian Rhapsody (filme) - https://amzn.to/2MG99xb

4. Freddie Mercury A to Z: The Life of an Icon from Mary Austin to Zanzibar - https://amzn.to/2MIGvvH

5. Freddie Mercury: A Life, In His Own Words - https://amzn.to/2BztSMU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.