Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Asteroide gigante passará pela Terra

Com mais de dois quilômetros de diâmetro, corpo estelar viajará a mais de 30 mil quilômetros por hora amanhã, 29, afirma NASA

Fabio Previdelli Publicado em 28/04/2020, às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um asteroide - Pixabay
Imagem ilustrativa de um asteroide - Pixabay

Nesta quarta-feira, 29, o asteroide 1998 OR2, de aproximadamente dois quilômetros de diâmetro, cruzará o céu terrestre a uma distância de aproximadamente seis milhões de quilômetros da Terra — isso é, cerca de 16 vezes maior que a longitude entre a Terra e a Lua.

Apesar da distância, o asteroide é categorizado pela NASA como “potencialmente perigoso”, mas a agência garante que não há motivos para preocupações. A classificação se dá por conta de seu tamanho e por ele viajar a mais de 30 mil quilômetros por hora, afinal, se estivesse em rota de colisão com nosso planeta, causaria danos consideráveis no mundo inteiro.

O objeto será monitorado por uma equipe do Observatório Arecibo, de Porto Rico, que estão sendo liderados por pesquisadores da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos. "Embora este asteroide não seja projetado para impactar a Terra, é importante entender as características desses tipos de objetos para melhorar as tecnologias de mitigação de riscos e impactos", declarou Anne Virkki, chefe do Radar Planetário no observatório, em comunicado de imprensa.

As pessoas que possuem um telescópio poderão observar o asteroide a partir das 6:56 da manhã, no horário de Brasília. Segundo os especialistas, ele parecerá como uma "estrela que se move lentamente" enquanto passa pelo nosso planeta. Quem quiser saber mais sobre este corpo estelar, a NASA disponibilizou outras informações em seu perfil do Twitter.


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/2ydRqJd

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/3cSYTMm

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/35dXFsD

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3daLeAH

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2YiGsge

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W