Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Asteroide gigante vai passar próximo da Terra nesta noite

Segundo a Nasa, o corpo celeste com um quilômetro de largura estará mais próximo do nosso planeta por volta das 18h50

Redação Publicado em 18/01/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do asteroide - Divulgação/ Johns Hopkins/ Nasa
Representação do asteroide - Divulgação/ Johns Hopkins/ Nasa

Na noite desta terça-feira, 18, um enorme asteroide irá passar pela Terra, a uma velocidade de pelo menos 76.192 km/h. Segundo a Nasa, via G1, o ponto em que a trajetória do corpo celeste estará mais próxima do nosso planeta será às 18h50.

Chamado de 7482 (1994 PC1), o asteroide tem cerca de um quilômetro de largura e deve passar por nós a uma distância de dois milhões de quilômetros. Por isso, inclusive, ele não poderá ser visto a olho nu do nosso planeta, ainda conforme a Nasa.

Acredita-se, no entanto, que essa será a menor distância de um asteroide com a Terra nos próximos dois séculos. Isso porque, para ser considerado um objeto que "se aproximou da Terra", o corpo celeste tem que se aproximar a pelo menos 48 milhões de quilômetros do nosso planeta — como é o caso do asteroide 7482.

Este não será, no entanto, o único evento espacial de 2022. Acontece que, em novembro do ano passado, a Nasa lançou uma missão teste de defesa, com o objetivo de nos proteger de futuras ameaças, cujo alvo é o satélite Dimorphos.

Com o tamanho de um campo de futebol, o corpo celeste orbita um asteroide cinco vezes maior, o chamado Didymos. O impacto com o Dimorphos, programado para setembro de 2022, então, será tão intenso que poderá causar a primeira chuva de meteoros já provocada pela interferência humana.