Notícias » Espaço

Astronautas da primeira missão comercial tripulada da história pousam no mar

Dentro da cápsula Crew Dragon, da Space X, Doug Hurley e Bob Behnken foram acolhidos no primeiro resgate marítimo de uma espaçonave tripulada dos últimos 45 anos

Vanessa Centamori Publicado em 03/08/2020, às 09h56

Pouso dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken
Pouso dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken - NASA/Divulgação

Após passarem dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, da histórica missão SpaceX Demo-2, retornaram para a Terra neste domingo, 2, ao realizarem um pouso no mar — o primeiro de uma aeronave tripulada dos últimos 45 anos. 

Bob e Doug pousaram com a cápsula Crew Dragon, finalizando também a primeira missão tripulada da história a ser feita por uma empresa privada. A companhia responsável foi a Space X, de Elon Musk. O retorno ocorreu por volta de 15h45 (de Brasília), no Golfo do México. 

Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken / Crédito: Divulgação/NASA

 

A missão SpaceX Demo-2 tinha como objetivo provar que uma empresa poderia levar humanos para o espaço e trazê-los com segurança para a Terra — um avanço importante para que viagens espaciais possam ser comercializadas com frequência no futuro. 

 

O pouso no oceano dos astronautas ocorreu após a abertura de quatro para-quedas. Sete possíveis locais de pouso foram selecionados por precaução em casos de mudanças no clima. A escolha final foi feita apenas uma hora antes da cápsula entrar na atmosfera terrestre.

Os tripulantes espaciais foram retirados da água pela embarcação Go Navigator, um navio da Space X. Até o momento do resgate, Bob e Doug viajaram 20 horas dentro da cápsula, tempo para realizar tarefas como desacoplar e pressurizar o equipamento da Estação Espacial Internacional.

Cáspula Crew Dragon / Crédito: NASA/Divulgação

 

De volta na Terra, os dois relataram estarem se sentido bem. Depois foram levados de helicóptero até o Kennedy Space Center, na Flórida, onde passaram por exames médicos, tendo como previsão depois uma ida até o Johnson Space Center, em Houston. Entre tantas conquistas, o sucesso dos astronautas representa a conclusão da primeira missão tripulada lançada do solo americano em quase uma década, após o fim dos ônibus espaciais.