Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astronautas da SpaceX usarão trajes com ‘fralda’ devido a vazamento em banheiro

Astronautas a bordo da nave Crew Dragon Endeavour estão com o banheiro interditado

Isabela Barreiros Publicado em 03/11/2021, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astronautas da missão Crew-3 - Divulgação/Nasa
Astronautas da missão Crew-3 - Divulgação/Nasa

Um grupo de quatro astronautas deverá voltar para a Terra na próxima semana, a bordo da nave Crew Dragon Endeavour, depois de ficarem na Estação Espacial Internacional (ISS). No entanto, eles deverão usar trajes especiais com “fraldas”. 

Isso porque a cápsula da Spacex, empresa de Elon Musk, apresentou um vazamento de urina no banheiro em setembro, durante a missão Inspiration4, que se tornou o primeiro voo espacial inteiramente civil.

Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, explicou que o banheiro ficará interditado até que a nave retorne para a Terra e passe por inspeções para que se comprove que ela também não está com vazamentos.

Durante esse meio tempo, os astronautas deverão desempenhar as funções de que precisam “por outros meios”, conforme disse Stich em entrevista coletiva da última sexta-feira, 29. As informações são do UOL. 

"Sempre que a tripulação está vestida, eles usam uma roupa íntima por baixo do uniforme, e essa é uma missão curta de volta para casa", afirmou. "Portanto, é bastante comum usar uma roupa de baixo e eles podem usá-la no caminho para casa."

O gerente da Nasa relatou ainda que o traje é usado em todos os trajetos espaciais e sempre foi considerado como um “plano B” se incidentes com banheiro acontecessem, como foi o caso.

Segundo William Gerstenmaier, ex-diretor da Nasa e chefe de garantia de missão da SpaceX, “um tubo foi desconectado do tanque para armazenamento de urina” na nave Crew Dragon Endeavour. “Com isso, a urina foi desviada para o sistema de ventilação em vez de ir para o tanque”, completou.