Notícias » Personagem

Atacado por um tubarão ao vivo: a saga do surfista Mick Fanning

O tenebroso animal estava presente na costa da África do Sul durante uma prova final do torneio — aterrorizando até a equipe de filmagem

Wallacy Ferrari Publicado em 08/10/2020, às 12h45

Mick Fanning escapa de tubarão durante prova
Mick Fanning escapa de tubarão durante prova - Divulgação / WSL

Mick Fanning aprendeu a surfar aos cinco anos de idade, passando a competir aos 12. Com muita experiência, já era um dos melhores surfistas de Queesland, na Austrália, com apenas 15 anos de idade. Em 1997, entrou na primeira competição profissional, iniciando uma longa carreira repleta de premiações de dar inveja no mundo dos esportes radicais.

Alguns sustos, no entanto, foram responsáveis por abalar sua carreira e quase causar sua aposentadoria; um ano após a primeira competição profissional, sofreu um acidente automobilístico enquando o irmão mais velho conduzia o veículo. Mick apenas sofreu ferimentos, mas Sean faleceu, sendo o seu principal desestímulo da prática.

Algum tempo depois, quando treinava em ondas perfeitas da Indonésia, o australiano ainda caiu desajeitado sob a prancha, rompendo o tendão da coxa. A lesão resultou em um estiramento que afastou o jovem por quase um ano das competições. O principal susto da carreira, no entanto, foi num ato de bravura, próximo de sua aposentadoria.

Montagem reúne ações do tubarão em volta de Mick Fanning / Crédito: Divulgação / WSL

 

Fanning x Tubarão

Já com três títulos mundiais no currículo e 18 anos de competições profissionais, o experiente Mick entrava na etapa de Jeffrey Bay, na África do Sul, após passar por todas as baterias. Classificado para a final, o surfista, na época com 35 anos, notava a quebra de ondas, mas se preparava para iniciar os movimentos e pontuar na competição, enfrentando Julian Wilson.

Antes mesmo de iniciar os movimentos, Fanning se preparava, em cima da prancha, para estabilizar o corpo — levando um susto que poderia custar-lhe a vida. As câmeras com super-zoom capturaram uma barbatana de tubarão rodeando o atleta, sendo rapidamente notada. Se rebatendo para não ser atingido, Mick tentou subir na prancha para se proteger, mas a água, repleta de ondas, dificultava a ação.

Uma das ondas tomou o corpo do surfista nas câmeras, causando apreensão na equipe de filmagem, mas sendo revelado pouco depois, sendo apenas uma confusão de ângulo. Acidentalmente, Mick ainda conseguiu dar um soco no animal quando se rebatia — enquanto o bichano tentava arrebentar a corda presa ao seu pé. Em poucos segundos, a equipe de resgate foi conduzida às pressas para o retirar da água.

Mick em entrevista no barco após o susto / Crédito: Divulgação / WSL

 

Levando na esportiva

Em poucos segundos, três jet-skis e um barco estávam próximos de Fanning — tanto para o resgate, como para dispersar o tubarão. Desesperado, o surfista subiu perfeitamente no veículo marinho, posteriormente sendo remanejado para um barco maior para voltar ao solo, recuperando também a prancha.

Após o susto, ambos os competidores da tarde preferiram abdicar da realização das provas, com Fanning e Julian dividindo a segunda posição e a premiação, que ficou em US$ 70 mil para cada. O líder era o brasileiro Adriano de Souza "Mineirinho", que não precisou competir para manter o ranking.

Entrevistado pela equipe da World Surf League, o surfista ainda manifestou bom humor: “Era dos grandes. Eu estava sentado, parado e comecei a sentir algo ficar preso na cordinha da minha perna e instintivamente eu pulei, tentando escapar. Mas ele começou a atacar minha prancha, eu comecei a gritar e socá-lo. Eu só vi barbatanas, não vi dentes. Eu estava esperando os dentes em mim. Chutei a traseira dele!”


+Saiba mais sobre o mundo do surfe em grandes obras disponíveis na Amazon

Como se tornar um campeão: A história de Adriano de Souza, o Mineirinho, da pobreza ao título mundial de surfe, por Márcia Vieira (2018) - https://amzn.to/3dcT6CA

Surf For Your Life, por Mick Fanning e Tim Bake (2010) - https://amzn.to/3iI0GGG

Surf Better - Complete Surfing Program, por Dave Rearwin (2013) - https://amzn.to/36IzS6H

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W