Notícias » Mundo

Atleta sexagenário encontra 5 tubarões raros durante viagem de caiaque

Rupert Kirkwood estava navegando pela costa do Reino Unido quando deparou-se com essa espécie de tubarão gigante

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/04/2021, às 16h22

Montagem com foto de espécie de tubarão à esquerda, e atleta sexagenário à direita
Montagem com foto de espécie de tubarão à esquerda, e atleta sexagenário à direita - Divulgação / Wikimmedia Commons/ Kayak Fishing UK

Em entrevista ao Daily Star, o atleta Rupert Kirkwood, que é conhecido pelo apelido de “caiaque solitário”, afirmou ter visto recentemente nada menos que cinco tubarões-frade enquanto fazia uma viagem matinal de 19 quilômetros pelas águas do oceano que margeia o Reino Unido

“É fantástico que esses peixes enormes tenham retornado às águas da Cornualha, especialmente porque havia temores de que eles tivessem sido vítimas do aquecimento global depois de não terem aparecido nos últimos anos", afirmou o atleta de 61 anos. 

Vale comentar que essa espécie, além de não ser frequentemente avistada, é conhecida pelo seu tamanho impressionante de cerca de 9 metros de comprimento.

Rupert explicou em detalhes como foi seu encontro com a primeira das cinco feras dos mares que viu naquele dia: "Eu vi uma enorme barbatana preta triangular movendo-se lentamente pela superfície cerca de 800 metros à frente. Aproximei-me cautelosamente e parei, porque não queria assustar o tubarão. Mas claramente ele não estava preocupado em me assustar, porque veio direto em minha direção e mergulhou sob meu caiaque, arranhando o casco com sua nadadeira dorsal", explicou.

Kirkwood ainda acrescentou que a criatura era mais larga que seu caiaque, o que dá uma boa perspectiva de suas dimensões surpreendentes.