Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Atletas são contra nadadora trans em competição feminina

O caso acontece na equipe da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos

Penélope Coelho Publicado em 07/02/2022, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lia Thomas - Divulgação/Youtube/SwimSwam
Lia Thomas - Divulgação/Youtube/SwimSwam

No último domingo, 6, foi revelado que atletas da equipe feminina de natação da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, enviou uma carta a respeito de atletas transgênero.

No início deste ano foi protocolado que cada órgão esportivo seria responsável pelas regras sobre a inclusão de pessoas trans nas equipes. Na última semana, a USA Swimming definiu novos critérios.

De acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, a permanência da nadadora transgênero, Lia Thomas, na competição pode estar comprometida. Já que na carta, 16 atletas se opuseram a sua presença.

Apesar de alegarem que apoiam totalmente a nadadora “em sua decisão de afirmar sua identidade de gênero”, afirmam que “quando se trata de competições esportivas, a biologia do sexo é separada de questões de identidade de gênero”.

Segundo a nota, as atletas acreditam que Lia tenha uma “vantagem injusta na categoria feminina, evidenciada por sua colocação nos rankings”.