Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Atleta russo que usou símbolo pró-guerra não se arrepende: 'Faria o mesmo'

Ivan Kuliak revelou manter seu posicionamento a respeito do ataque da Rússia à Ucrânia

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/03/2022, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais

No sábado passado, 5, o ginasta russo Ivan Kuliak causou polêmica ao fazer uma aparição na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha usando uma letra "Z" presa em seu colante, um símbolo que tem sido usado como uma manifestação de apoio à invasão da Ucrânia pelo governo russo. 

Ivan havia conquistado uma medalha de bronze na categoria de barras paralelas do campeonato, e usou o momento da subida ao pódio para exibir seu posicionamento pró-Putin.  

A atitude do atleta causou inúmeras críticas, fazendo inclusive com que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) abrisse um processo disciplinar contra ele, conforme informações repercutidas pelo UOL. 

Apesar da repercussão negativa, no entanto, Kuliak não se mostra arrependido de suas ações: 

Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, faria o mesmo. Eu vi isso em nossos militares e olhei o que esse símbolo significa. Ele significa 'pela vitória' e 'pela paz'. Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre vou lutar pela vitória e jogar pela paz", declarou em uma entrevista ao Russia Today. 

De onde veio o símbolo?

O "Z" foi desenhado nos tanques russos durante a invasão à Ucrânia como uma forma de distingui-los dos ucranianos, que por vezes eram muito semelhantes em aparência. 

De acordo com informações repercutidas pelo Sky News, a letra tem sido interpretada por vezes como uma referência à expressão "Za pobedy" (que significa 'pela vitória'), mas outros também acreditam que seja uma referência à palavra "Zapad", que significa "Oeste".