Notícias » Personagem

Atriz brasileira Ruth Souza é homenageada pelo Google em seu centenário

A artista negra ocupou uma posição de pioneirismo no cinema nacional

Ingredi Brunato, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 12/05/2021, às 17h00

Ilustração representando Ruth Souza
Ilustração representando Ruth Souza - Divulgação / Google

Nesta quarta-feira, 12, o logo do Google está homenageando o que seria o centésimo aniversário da atriz carioca Ruth Souza, conhecida por seu legado no teatro, no cinema e na televisão. 

A artista, que morreu em 2019 por conta de complicações de uma pneumonia, fez história no Brasil como a primeira mulher negra a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e também a primeira brasileira a ser indicada para um prêmio internacional, que foi a categoria de “Melhor Atriz” do Festival de Cinema de Veneza de 1954. 

O papel pelo qual recebeu a indicação foi do filme “Sinhá Moça”, um de seus muitos trabalhos clássicos, que também incluem sua performance na novela “O Clone”, e no longa “As Filhas do Vento”, onde também foi indicada ao Prêmio Contigo! de Cinema Nacional. 

Em sua conta oficial do Twitter, o Google Brasil fez uma publicação afirmando que a carioca “abriu caminho para muitos outros artistas negros no Brasil e no mundo”. Na imagem exibida pelo doodle da empresa, é mostrado um desenho representando Ruth quando jovem em frente às cortinas de um teatro.