Notícias » Personagem

Atriz interpretou primeira Bebel, em 'A Grande Família', morre aos 70 anos

Filha do diretor Carlos Machado, Djenane Machado marcou época na TV brasileira

Fabio Previdelli Publicado em 30/03/2022, às 11h12

Djenane Machado e Raul Cortez na peça “Os corruptos” (1967)
Djenane Machado e Raul Cortez na peça “Os corruptos” (1967) - Arquivo Nacional via Wikimedia Commons

Conhecida por dar vida à personagem Bebel na primeira temporada de “A Grande Família”, a atriz Djenane Machado faleceu na última terça-feira, 29, aos 70 anos. A causa da morte não foi informada. 

Filha do “Rei da Noite”, como o diretor Carlos Machado era conhecido no Rio de Janeiro, a atriz estreou na televisão em 1968, onde interpretou a personagem Hannah na novela “Passo dos Ventos”, de Janete Clair, que era estrelada por Carlos Alberto Soares e Glória Menezes

No ano seguinte, em 1969, Djenane participou de três telenovelas pela Rede Globo: “Rosa Rebelde”, “A Ponte dos Suspiros” e “Véu de Noiva”; além de participar de um filme: “A Penúltima Donzela”.

Em 1971, Djenane Machado teve o grande ápice de sua carreira ao viver Lucinha Esparadrapo em “O Cafona”. Pelo papel, acabou sendo chamada para ser a Bebel da primeira edição de “A Grande Família”.

Entretanto, segundo o jornal O Globo, problemas nos bastidores da produção fizeram ela ser trocada após a primeira temporada da produção inspirada em “All in the Family”. Em seu lugar entrou a atriz Maria Cristina Nunes

Ainda na década de 1970, Machado integrou o elenco de algumas pornochanchadas. Em 1984 atuou no filme “Águia na cabeça” e “Ópera do Malandro” (1986). Seu último trabalho na televisão foi em 1992, na novela “Novo Amor”. 

Djenane Machado deixou de lado sua carreira após a morte de seu pai naquele ano. Ela passou a lutar contra as drogas e o álcool. Longe dos holofotes, ela vivia em Copacabana, no Rio de Janeiro. A atriz não tinha filhos.