Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Audiência para segundo processo de impeachment de Trump tem início hoje (9)

O ex-presidente dos Estados Unidos enfrenta acusações de incitação à violência pela invasão de seus apoiadores ao Capitólio

Redação Publicado em 09/02/2021, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, ex-presidente americano - Wikimedia Commons
Donald Trump, ex-presidente americano - Wikimedia Commons

De acordo com informações da agência de notícias RFI publicadas pelo UOL, o Senado norte-americano inicia as audiências do segundo impeachment de Donald Trump, nesta terça-feira, 9.

O ex-presidente dos Estados Unidos é o primeiro que, por duas vezes, foi condenado pela Câmara. Sabe-se que atualmente, o político é acusado de ter incitado à violência no episódio em que apoiadores de seu governo invadiram o prédio do Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro.

No ano passado, enquanto ainda era presidente, Trump passou pelo primeiro processo de impeachment, na ocasião, o homem foi condenado pela Câmara por obstrução ao Congresso e abuso de poder. Contudo, as acusações não foram aceitas pelo Senado e o republicano foi inocentado.

Dessa vez, já longe de seu antigo cargo, os direitos políticos do norte-americano podem ser retirados, caso o empresário seja condenado pelo Senado, sendo assim, ele estaria impedido de se candidatar futuramente.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, 66% dos norte-americanos acreditam que Trump tenha sido responsável pelas invasões ao Capitólio, mas, somente 47% da população aprova uma condenação em seu segundo processo de impeachment.

No atual momento de profunda divisão política, especialistas acreditam que o julgamento abre portas para que o acontecimento violento — que deixou cinco pessoas mortas em janeiro deste ano — tenha um fim. Mas, também reiteram que o segundo processo pode gerar ainda mais desunião entre a população dos EUA.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.