Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Áudio gravado em recife de corais restaurado surpreende cientistas

Pesquisa feita na Indonésia mostra a sinfonia de um ecossistema voltando à vida, confira a gravação!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/12/2021, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comparação entre recife destruído, e recife saudável da Indonésia - Divulgação/ Youtube/ Guardian News
Comparação entre recife destruído, e recife saudável da Indonésia - Divulgação/ Youtube/ Guardian News

Uma equipe de cientistas teve uma incrível surpresa após gravar uma série de áudios em um recife de corais recentemente restaurado na costa da Indonésia.

Isso pois a gravação obtida por eles mostrava uma grande variedade de sons, mostrando que o local, que antes havia sido devastado por pescadores que faziam uso de dinamite, estava renascendo. 

De forma inesperada, os especialistas ainda foram capazes de identificar sons nunca antes registrados por humanos. 

"Alguns dos sons que gravamos são realmente bizarros e novos para nós, cientistas. Ainda temos muito que aprender sobre o que todos eles significam e os animais que os estão emitindo. Mas, por enquanto, é incrível poder ouvir o ecossistema voltando à vida", comentou Steve Simpson, cientista da Universidade de Bristol que esteve envolvido na pesquisa, de acordo com informações repercutidas pelo UOL.

Os dados levantados pelos especialistas oferecem um raio de esperança para a vida aquática, mostrando que recifes podem ter uma restauração de sua fauna mesmo após terem passado por um período de intensa degradação, em que ficaram silenciosos pela ausência de peixes vivendo neles. 

A recuperação do ecossistema não ocorreu de forma espontânea, contudo, tendo sido resultado dos esforços dos cientistas locais de cultivarem novos corais ali ao longo dos anos. 

Confira abaixo um vídeo que mostra os curiosos sons produzidos pelos peixes que voltaram a viver no local: