Notícias » China

Aumenta para 17 o número de mortes causadas pelo coronavírus na China

Autoridades discutem nesta tarde se é necessário declarar situação de emergência de saúde pública de alcance internacional

Daniela Bazi Publicado em 22/01/2020, às 15h37

Chineses com máscaras faciais para a prevenção do vírus
Chineses com máscaras faciais para a prevenção do vírus - Getty Images

De acordo com dados divulgados pela TV estatal da China, o coronavírus já afetou 444 pessoas na província de Hubei, e aumentou para 17 o número de mortes. As autoridades locais revelaram que o vírus ainda pode se espalhar com facilidade e sofrer mutações.

O primeiro caso do coronavírus fora da Ásia foi relatado nos Estados Unidos, e gerou uma preocupação global com a possível epidemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu um comitê na tarde desta quarta-feira para discutir se é necessário declarar emergência de saúde pública de alcance internacional.

A transmissão da doença é feita através de vias respiratórias, e as pessoas das principais cidades do país estariam cientes dos riscos desde o mês passado, quando passaram a utilizar máscaras para o rosto.

Segundo o relato de uma funcionária de uma farmácia localizada em Pequim, os produtos desinfetantes e as máscaras respiratórias saíram de estoque devido a grande procura. “Os estoques zeraram por causa do que está acontecendo em Wuhan. Quando o número de casos chegou perto de 300, as pessoas perceberam que era sério”, revelou.