Notícias » Cultura

Autobiografia da escritora francesa Annie Ernaux chega às livrarias brasileiras

A obra “Os anos” apresenta fatos pessoais da vida da autora e momentos marcantes da História da humanidade

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 30/06/2021, às 16h34

Escritora francesa Annie Ernaux
Escritora francesa Annie Ernaux - Divulgação / Youtube / Ina Culture

Recém-lançada pela Editora Fósforo, a autobiografia “Os anos”, da renomada escritora francesa Annie Ernaux, mescla as vivências pessoais da autora e eventos históricos, por meio de uma linguagem ousada e com precisão estilística. 

Nascida em 1940, no interior da França, ainda criança, a escritora presenciou os efeitos catastróficos da Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, Ernaux se tornou professora do Centre National d’Enseignement par Correspondance. Já em 2017 foi contemplada com o Prêmio Marguerite Yourcenar, sendo considerada uma das maiores autoras francesas. 

[Colocar ALT]
Os anos, de Annie Ernaux (2021) / Crédito: Divulgação / Fósforo

No decorrer da obra, os leitores conhecerão as memórias mais profundas e pessoais da escritora. Além disso, terão contatos com a sua visão sobre eventos que marcaram a história da humanidade, como a Guerra da Argélia, a virada do milênio, o 11 de Setembro e muito mais. “Uma biografia magistral da vida francesa”, avaliou a crítica do The Guardian.

“Para aqueles que ainda duvidam do lugar que Annie Ernaux ocupa na literatura francesa — entre os maiores escritores —recomendamos vivamente a leitura de Os anos, (…) um mergulho magistral no tempo e na memória de uma mulher ao longo de mais de sessenta anos”, analisou o Le Monde.

Considerada uma das maiores obras da aclamada autora francesa, “Os anos” entrou para a lista dos livros preferidos da escritora italiana Elena Ferrante. Além disso, esta autobiografia impessoal foi finalista do International Booker Prize e vencedora dos prêmios Renaudot na França e Strega na Itália.

“Ler Annie Ernaux é um choque, uma experiência especialmente importante. Com ela, o privado se torna político e o político é posto em discussão. E dessa literatura atual, poética e explosiva nasce uma obra-prima”, disse Literatur SPIEGEL.

Disponível na Amazon em formato de capa comum, “Os anos” conta com a brilhante tradução de Marília Garcia.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Annie Ernaux disponíveis na Amazon: 

Os anos, de Annie Ernaux (2021) - https://amzn.to/3jwEfIG

O Lugar, de Annie Ernaux (2021) - https://amzn.to/3w7MUns

A Woman's Story (Edição Inglês), de Annie Ernaux (2003) - https://amzn.to/3AdS70c

Écrire la vie (Edição Francesa), de Annie Ernaux (2011) - https://amzn.to/3dxu1DV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp  

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W