Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Autoridades bloqueiam costa após lava de vulcão se aproximar do mar nas Ilhas Canárias

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 e já atingiu 320 hectares da ilha de La Palma

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 27/09/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo do vulcão esfumaçando - Divulgação / YouTube /  AFP Português
Trecho de vídeo do vulcão esfumaçando - Divulgação / YouTube / AFP Português

Na manhã desta segunda-feira, 27, autoridades de La Palma interditaram a região ao redor da costa leste da ilha, prevendo o avanço da lava vulcânica gerada na erupção do Cumbre Vieja em direção ao mar, segundo o G1. Ao redor do Oceano Atlântico, as áreas costeiras de Marina Alta e Baja, San Borondon e La Condesa tiveram o alerta emitido.

Em comunicado, o serviço de emergência local afirmou que a lava pode atingir as águas nas próximas horas e causar explosões perigosas aos moradores, tanto pelos riscos de queimadura quanto pela inalação de gases: "A população terá que seguir as orientações das autoridades e permanecer em suas casas com as portas e janelas fechadas".

Descendo com velocidade, a lava tem a temperatura estimada em 1.250ºC e gera uma fumaça intensa ao colidir com a água, dado o choque térmico. Na semana passada, o site da Aventuras na História demonstrou o resultado dessa colisão ao noticiar o momento em que a lava atingiu uma piscina em uma residência de luxo na ilha.

O vulcão iniciou sua erupção no dia 19 de setembro, atingindo desde então mais de 320 hectares de terra em sua descida contra residências e centros urbanos, forçando a evacuação de áreas da ilha e deslocamento de milhares de cidadãos locais.