Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Van Gogh

Autorretrato de Van Gogh escondido em outra pintura é revelado por raio-x

No verso de um famoso quadro de Van Gogh, especialistas descobriram outra obra do pintor holandês

Redação Publicado em 14/07/2022, às 09h01

Autorretrato oculto de Van Gogh e “Head of a Peasant Woman” - Divulgação/National Galleries of Scotland
Autorretrato oculto de Van Gogh e “Head of a Peasant Woman” - Divulgação/National Galleries of Scotland

Especialistas das Galerias Nacionais da Escócia descobriram um autorretrato de Vincent Van Gogh,anteriormente desconhecido, oculto no verso de outra famosa pintura do artista holandês por meio de raio-x.

Quando foram radiografar a tela para que ela pudesse ser exposta, perceberam que o quadro “Head of a Peasant Woman” contava com uma obra coberta por camadas de cola e papelão em seu verso.

A pintura mais conhecida mostra uma mulher na cidade de Nuenen, ao sul da Holanda, onde Van Gogh viveu entre dezembro de 1883 e novembro de 1885. Mais tarde, o artista pintou um autorretrato no verso da tela, provavelmente no período em que se mudou para Paris.

Verso da tela, onde foi revelado o autorretrato / Crédito: Divulgação/National Galleries of Scotland

À BBC News, a conservadora sênior da galeria onde está a tela, Lesley Stevenson, contou que se sentiu “chocada” ao descobrir o pintor “olhando para nós” no autorretrato até então desconhecido.

"Quando vimos o raio-x pela primeira vez, é claro que ficamos muito animados. Esta é uma descoberta significativa porque acrescenta ao que já sabemos sobre a vida de Van Gogh”, afirmou.

Frances Fowle, curadora sênior de Arte Francesa nas Galerias Nacionais da Escócia, opinou que se trata de "um presente incrível para a Escócia", acrescentando que “momentos como este são incrivelmente raros”.

“Descobrimos uma obra desconhecida de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e populares do mundo", destacou.

Como a obra ficou escondida?

Como reportou a BBC, Van Gogh tinha costume de reutilizar suas telas por falta de dinheiro, utilizando os dois lados dos quadros. Ele só se tornou um dos artistas mais famosos de todos os tempos após sua morte em 1890, aos 37 anos.

“Head of a Peasant Woman” provavelmente se tornou a pintura conhecida da tela em que ele trabalhou em ambos os lados porque parecia “mais acabada” que o autorretrato feito pelo artista, o que fez com que o seu lado fosse colado no papelão para ser exposto no museu.

A expectativa é que o autorretrato escondido seja revelado em breve e pesquisas sobre como isso pode ser feito sem danificar nenhuma das pinturas estão em andamento. O processo de remoção da cola e papelão deverá ser extremamente cuidadoso, afirmaram os especialistas.