Notícias » Espaço

Avaliado em 10 quintilhões de dólares, asteroide está enferrujando no espaço

De acordo com pesquisadores, o asteroide nomeado de 16 Psyche, pode ser mais valioso que toda economia da Terra!

Penélope Coelho Publicado em 03/11/2020, às 13h24

Ilustração do 16 Psyche
Ilustração do 16 Psyche - Divulgação

Um estudo publicado pela revista científica Planetary Science Journal, afirma que o asteroide 16 Psyche pode ser mais valioso que toda a economia da Terra, isso porque ele é formado inteiramente por ferro e níquel e tem cerca de 225 quilômetros de diâmetro. As informações foram publicadas na última segunda-feira, 2, pelo jornal O Globo.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, os metais são o que causam esse alto 'valor'. Na cotação atual desses elementos, o asteroide poderia chegar a valer cerca de US$ 10 quintilhões, o que em real ficaria em aproximadamente R$ 56 quintilhões.

As novas descobertas realizadas com a ajuda do telescópio espacial Huble, revelaram que é possível que o asteroide seja um resquício do núcleo de um protoplaneta, como informou a pesquisadora Tracy Becker, do Southwest Research Institute.

Além disso, o estudo também conseguiu perceber uma capacidade considerada única atribuída ao 16 Psyche: o asteroide está enferrujando. “Nós fomos capazes de identificar pela primeira vez em um asteroide o que achamos ser sinais de absorção de ultravioleta de óxido de ferro. Isso é indicação de que a oxidação está ocorrendo no asteroide, o que pode ser resultado do impacto dos ventos solares na superfície do asteroide”, contou Tracy em entrevista ao jornal O Globo.