Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Aventuras em 1 minuto: Adelia Sampaio, a primeira diretora negra de um longa-metragem brasileiro

A esplendida carreira de Sampaio ilustra a nova série de vídeos do site Aventuras na História. Confira o primeiro!

Redação Publicado em 02/05/2021, às 09h00 - Atualizado em 05/05/2021, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sampaio em ensaio fotográfico - Fotografia por Claudia Ferreira
Sampaio em ensaio fotográfico - Fotografia por Claudia Ferreira

Aos 13 anos, a jovem Adelia Sampaio entrou em uma sala de cinema pela primeira vez. Ao se deparar com aquela imensidão e luz emitida pela telona, tinha certeza que o seu futuro estava ali. E não era para menos.

Foi com o curta-metragem Denúncia Vazia, lançado em 1979, que Sampaio mostrou o seu talento como diretora. Já no ano de 1984, também agraciou os brasileiros com Amor Maldito, que se tornou o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra no Brasil.

Ao longo dos anos, Adelia vivenciou a censura, sofreu com os tempos sombrios da ditadura militar e também encarou o racismo cravado na sociedade brasileira. A diretora foi homenageada na última edição do renomado Santos Film Fest, que já abriu as inscrições gratuitas para curta-metragens de até 30 minutos e longa-metragens que tenham mais de 60 minutos na próxima edição do evento.

Com uma história de vida emocionante, o site Aventuras na História escolheu a carreira de Adelia para inaugurar o 'Aventuras em 1 minuto', projeto que tem como finalidade apresentar biografias e momentos históricos através de tópicos essenciais.

Confira o primeiro vídeo abaixo.