Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Avião da Segunda Guerra Mundial é encontrado na costa do Havaí

Colidindo com o oceano 77 anos atrás, aeronave "Grumman TBF Avenger" mantém asas e fuselagem quase intactas

Joseane Pereira Publicado em 14/01/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Destroços da aeronave "Grumman TBF Avenger" - Divulgação/Scripps Institution of Oceanogra
Destroços da aeronave "Grumman TBF Avenger" - Divulgação/Scripps Institution of Oceanogra

Com auxílio de sonar e varreduras no fundo do oceano, o avião da Segunda Guerra "Grumman TBF Avenger" foi localizado na costa de O'Ahu, no Havaí. A aeronave, principal torpedeiro da marinha norte-americana, desapareceu após colidir no mar em 11 de outubro de 1942 durante um vôo de treinamento, e seus tripulantes nunca foram encontrados.

Aeronaves "Grumman TBF Avenger" em ação no oceano Pacífico, 1944 / Crédito: Getty Images

"Os inconfundíveis destroços de um TBF-Avenger mais de 100 metros abaixo da água surgiram na tela", afirmou Pietruszka, o arqueólogo principal do Project Recover, que busca localizar e repatriar restor mortais de norte-americanos desaparecidos na Segunda Guerra.

O local do acidente foi identificado em 1999 durante uma pesquisa biológica em águas profundas, feita pelo Laboratório de Pesquisas Submarinas do Havaí (HURL). Entretanto, apenas agora a procedência da aeronave pôde ser confirmada. Enquanto asas e parte da fuselagem estavam quase intactas, a cauda da aeronave não foi localizada.