Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Avistado sobre a costa do RS, meteoro explode duas vezes

Segundo especialistas, o fragmento faz parte da chuva de meteoros North March Virginids

Redação Publicado em 22/03/2022, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do meteoro avistado sobre a costa do RS - Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung
Registro do meteoro avistado sobre a costa do RS - Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado na cidade de Taquara, região Metropolitana de Porto Alegre, realizou o registro de uma chuva de meteoros ocorrida sobre o Rio Grande do Sul na última segunda-feira, 21.

De acordo com o observatório, é possível ver em uma das imagens captadas um meteoro explodindo por duas vezes sobre a costa, antes que fosse extinto. O evento teve curta duração, apenas 2,4 segundos, mas gerou um impressionante espetáculo luminoso no céu.

Conforme informações do G1, a instituição divulgou em relatório que o evento se deu às 22h34. O meteoro do tipo Fireball, com magnitude -4,3, explodiu duas vezes em uma região próxima ao município de São José do Norte.

Segundo apontaram os especialistas, o fragmento faz parte da chuva de meteoros North March Virginids. Ele entrou na atmosfera do planeta Terra, a uma altitude de 93,2 Km e foi extinto a uma altitude de 53 Km.