Notícias » Reino Animal

Baleia jubarte é resgatada por grupo de orcas, seu principal predador

A ação das orcas surpreendeu as testemunhas, que temiam a aproximação dos animais com a jubarte encalhada e ferida

Isabela Barreiros Publicado em 20/01/2022, às 14h53

O encontro da baleia jubarte com as orcas
O encontro da baleia jubarte com as orcas - Divulgação/Youtube/Whale Watch Western Australia

Ambientalistas e turistas que observavam o mar da costa sul da Austrália se surpreenderam ao presenciar uma cena envolvendo a suposta “presa” e o “predador” no começo do mês de janeiro, que foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.

Uma baleia jubarte ficou encalhada e ferida na região e, pouco tempo depois, um grupo de orcas começou a se aproximar do animal, o que causou apreensão nas testemunhas, já que a vítima geralmente é uma das principais presas das orcas.

No entanto, o conflito acabou se resolvendo de maneira muito mais pacífica do que todos esperavam. Na verdade, as orcas acabaram por ajudar no resgate da jubarte, em uma não tão comum cooperação entre as espécies consideradas “inimigas”.

"Geralmente, faria parte de sua dieta, então, quando vimos a jubarte ferida e a orca se aproximando, ficamos preocupados", comentou Gemma Sharp, representante da Whale Watch Western Australia (WWWA) ao tabloide Daily Mail.

Com o grupo de três orcas próximos da jubarte, eles “temeram o pior”, mas perceberam que os animais começaram a tentar ajudar o outro, que havia se machucado com um pedaço de linha de pesca abandonado no mar, enroscado em uma de suas barbatanas.

"Nós pudemos ver que a baleia estava completamente imobilizada e as linhas ficaram presas em sua barbatana caudal", disse Sharp.

Segundo a especialista, as linhas estavam emaranhadas na jubarte, o que foi percebido por uma das orcas, que, com a ajuda das outras, começaram a avançar sobre elas para libertar a baleia, cortando os fios.

"A jubarte se defendia com barbatanas peitorais. Até que algo incrível aconteceu, um grande pedaço de linha se soltou, deixando a jubarte nadar livremente", completou Sharp.

Após realizarem o resgate da jubarte, as orcas partiram em direção ao oeste e a baleia foi para o leste.