Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova Zelândia

Baleias resgatadas no litoral da Nova Zelândia podem encalhar novamente

Um grupo de 60 voluntários se uniu para ajudar 28 baleias que se encontravam na costa do país na última terça-feira, 23

Giovanna Gomes Publicado em 24/02/2021, às 08h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baleia-piloto - Pixabay
Baleia-piloto - Pixabay

Na última terça-feira, 23, 28 baleias-piloto que se encontravam encalhadas em Farewell Spit, no litoral da Ilha Sul da Nova Zelândia foram devolvidas ao mar. Contudo, há uma grande possibilidade dos animais encalharem novamente, já que estão muito próximos à praia, segundo informações da UOL.

A equipe de resgate já havia auxiliado em torno de 40 baleias a voltarem para o mar na segunda-feira, 22, mas parte delas tornou à costa. Além disso, sabe-se que ao menos 15 espécimes não resistiram em morreram.

"As baleias estão perto da costa e não sabemos se prosseguirão mar adentro ou voltarão a ficar encalhadas", disse uma porta-voz do Ministério da Conservação (DOC).

"Funcionários do DOC e voluntários permanecem no local, preparados para uma resposta caso as baleias comecem a seguir para a costa e voltem a ficar encalhadas", prosseguiu. O ministério também afirmou que elas pertenciam a um grupo de quase 50 indivíduos.

As possíveis explicações para o problema — que ocorre com frequência na região — são  diversas: tais como erros de navegação, variadas doenças, presença de animais predadores e até mesmo questões que envolvem a topografia local. Porém, parte dos especialistas acredita que o fenômeno é causado pelo ser humano devido à utilização de radares de alta frequência.